Quem somos?

O PET História da Universidade Estadual de Ponta Grossa consiste num programa de atividades de formação, centrado na produção compartilhada de conhecimento sobre a história comunitária, local e regional, a produção de mídias e espaços para divulgação científica dos conhecimentos e sua utilização didática na educação pública e comunitária. Os resultados dessas atividades deverão suprir as demandas de formação dos graduandos em História dos cursos da UEPG, ao mesmo tempo em que suprem necessidades de conhecimento da Rede Pública Municipal Estadual de Educação, bem como de entidades comunitárias, movimentos sociais e culturais em Ponta Grossa e na região de abrangência da UEPG.

As atividades estão sustentadas em estruturas de ensino, pesquisa e extensão já existentes: as disciplinas de prática nos currículos de licenciatura presencial e a distância, as disciplinas de metodologia da pesquisa e gestão do patrimônio histórico no bacharelado, o Centro de Documentação e Pesquisa em História e a participação dos professores do Departamento de História nos programas extensionistas de formação de professores (principalmente o PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional - do governo do Paraná). O programa também se articula com a pesquisa de nível de graduação e de pós-graduação através do Grupo de Estudos em Didática da História (PPGE-UEPG).

PARTICIPANTES:

- Ana Flávia Braun Vieira - Acadêmica do quarto ano de Licenciatura em História:

Vinte e dois anos de incertezas, idas e vindas de Telêmaco Borba à Ponta Grossa e muita história (literalmente) para contar. Interessada em sexo, gênero, desejo e práticas sexuais. Em uma tentativa de manter os pés no chão, exerce o ofício da escrita aqui: http://peprabaixo.blogspot.com/ 



- Anderson dos Santos - Acadêmico do segundo ano de Bacharelado em História:





Curto passear em trilhas com carros 4 x 4, escutar músicas direto do disco de vinil e viajar pelas emocionantes aventuras que a história proporciona. Moro na zona rural de Campo Largo e amo a natureza.

- Edilaine Grzygorczyk - Acadêmica do quarto ano de Bacharelado em História:


Fascinada por literatura desde criança, ao longo de seus dezenove anos vários livros passaram-lhe pelas mãos, durante dias e noites; "e assim, do pouco dormir e do muito ler, se lhe secou o cérebro, de maneira que chegou a perder o juízo" (Dom Quixote - Miguel de Cervantes). Áreas de interesse: Literatura, História da Leitura e Biblioteca Escolar.

- Lilyan Almeida Cordeiro - Acadêmica do segundo ano de Licenciatura em História:

Tenho 25 anos e nenhuma idéia do que gosto ou quero, adoro conhecer e estar fascinada por várias coisas ao mesmo tempo.Totalmente aberta e apaixonada pelas mudanças !!!!

- Marcos Phelipe Makoski Trancoso - Acadêmico do terceiro de Licenciatura em História:



"Eu posso não ter ido para onde eu pretendia ir, mas eu acho que acabei terminando onde eu pretendia estar." Douglas Adams
Terceiro-anista  do curso de Licenciatura em História (UEPG). Interesses em: Ensino de História, Movimentos socioculturais e  Antropologia. Uma parte de mim http://pt.flavors.me/mphelipe

- Merylin Ricieli dos Santos - Acadêmica do terceiro ano de Licenciatura em História:


ESCREVER QUALQUER COISA PESSOAL, DO TIPO IDADE, FRASE, DE ONDE É E ONDE QUER CHEGAR, UMA ESPÉCIE DE BREVE, BREVÍSSIMA AUTO-BIOGRAFIA. PODE MUDAR A FOTO TAMBÉM, SE QUISER.

- Priscielli Rozo - Acadêmica do terceiro ano de Bacharelado em História:




Itapevense, vinte anos de aventura, lirista circence, geniosa e quando possível está na estrada à procura de lugares novos. Interessada em gênero, sexualidade e políticas públicas para homossexuais.   


- Sabrina Ribeiro Pörsch - Acadêmica do quarto ano de Licenciatura em História:



Catarinense, 20 anos, se interessa por literatura latino-americana, bons filmes e ouve rock e samba o tempo todo. Atualmente estuda Formação de Professores, História do Paraná e História e Cultura Afro.

- Thiago da Silva Berger - Acadêmico do segundo de Licenciatura em História:



ESCREVER QUALQUER COISA PESSOAL, DO TIPO IDADE, FRASE, DE ONDE É E ONDE QUER CHEGAR, UMA ESPÉCIE DE BREVE, BREVÍSSIMA AUTO-BIOGRAFIA. PODE MUDAR A FOTO TAMBÉM, SE QUISER.

- Luis Fernando Cerri - Professor do Departamento de História da UEPG:


Tutor do grupo PET História UEPG. É licenciado e bacharel em História pelo IFCH UNICAMP, Mestre e Doutor pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Realizou estágio pós-doutoral na Universidad Nacional de La Plata (Argentina). Professor da UEPG desde 1995, atualmente está vinculado ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG. Foi presidente da ANPUH-Paraná, coordenador do Grupo de Trabalho em Ensino de História da ANPUH Nacional, bem como membro da Diretoria da mesma associação. Tem trabalhado com pesquisas no campo da Didática da História, envolvendo identidades sociais, consciência histórica, ensino e aprendizagem e formação de professores.