Projetos de Extensão

As atividades de extensão do grupo PET se dividem em duas frentes: 


Projeto: Levantamento da realidade escolar em escolas públicas de abrangência periférica em Ponta Grossa.


Problemática:
A intenção desse projeto é analisar, por meio do Projeto Político Pedagógico, de questionários e dos cadastros dos alunos, as possíveis carências educacionais existentes no grupo escolas de periferia em Ponta Grossa, selecionadas pelo Programa de Educação Tutorial - História e, a partir dos dados apurados, organizar materiais didáticos adaptados às realidades locais.

Justificativa:
A justificativa que pode ser apresentada para a aplicação dos questionários é o interesse mútuo na elevação da qualidade dos grupos envolvidos, a escola e a universidade. Uma vez sistematizados os dados, esses voltarão às instituições de ensino. Na escola, haverá a possibilidade de ser realizada uma auto-avaliação e melhorias no ambiente escolar. Já para a universidade, esses dados contribuirão para a compreensão dos futuros docentes sobre questões a respeito das escolas de periferia - ou das que recebem alunos de periferia -, auxiliando na formação desses futuros profissionais. Além disso, tais dados serão utilizados nas disciplinas de prática de ensino, na elaboração de materiais voltados para as necessidades da escola.
Objetivos:
- Analisar os Projetos Políticos Pedagógicos;
- Sistematizar os dados do cadastro de matrícula dos alunos;
- Aplicar questionários para alunos, professores e funcionários;
- Tabelar os dados e realizar analise estatística básica;
- Investigar possíveis carências das escolas;
- Auxiliar a escola na tentativa de suprir essas demandas.

Metodologia:
Para diagnosticar as possíveis carências educacionais existentes no grupo escolas de periferia em Ponta Grossa foram escolhidas cinco escolas que estão situadas ou que atendem alunos residentes em áreas periféricas da cidade. São elas: Escola Estadual Espírito Santo, Escola Estadual Professor Becker e Silva, Escola Estadual Professor Eugênio Malanski, Escola Estadual Professor Amálio PInheiro e Escola Estadual Trinta e Um de Março. Para tanto, serão analisados os Projetos Políticos Pedagógicos a fim de reconhecer o perfil de indivíduo que essas escolas intentam formar através de suas diretrizes, aliado a isso, investigar a estrutura física das instituições e verificar de que maneira isso interfere na organização escolar. Além disso, será realizado o estudo estatístico a partir das fichas dos alunos. Para contemplar os dados não apontados em tais fichas, serão aplicados três tipos de questionários nas escolas.
O questionário destinado aos alunos é composto de questões que abordam os seguintes temas: pessoal, cultural, sócio-econômico e percepção escolar. Já o questionário dos professores trata a respeito da metodologia de trabalho, impressões acerca de suas aulas e formação profissional. E o dos funcionários, trabalhará a relação entre estes e com os alunos e professores. A partir desses levantamentos e da sistematização dos dados, os resultados serão apresentados às escolas, afim de auxiliá-las na tentativa de suprir possíveis  carências. Ademais, serão utilizados na produção de materiais didáticos e artigos acadêmicos.


ALGUÉM EXPLICA AQUI A DE AFRO, POR FAVOR!!